fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Crighton CR700W tem motor rotativo

Redação Por Redação
11 Fevereiro, 2022
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

São vários os exemplos de motos que tentaram popularizar os motores rotativos nas motos. Os Wankel foram trazidos para a ribalta pela Suzuki RE5 ou Hercules W2000, todavia foi a Norton nos anos 1980 a 1990 que acabou por popularizar este tipo de motor. É precisamente aqui que entra em destaque a nova Crighton CR700W.

Os “rotary” de 588 cm³ da Norton conquistaram títulos britânicos de Superbikes entre 1989 e 1994, com Steve Spray, Trevor Nation e Ian Simpson, e uma memorável vitória em 1992 no Senior TT, da Ilha de Man, com Steve Hislop aos seus comandos.

O engenheiro Brian Crighton foi o cérebro por detrás destes motores rotativos e, agora, o seu próprio nome aparece inscrito nas próprias motos. Nesse sentido, a Crighton CR700W parece-se muito com a última Norton rotativa, a NRV588. Provavelmente, esta é a moto de motor rotativo mais potente que já surgiu até o momento.

Trata-se de um sistema com propulsor de rotor duplo, com uma cilindrada total de 690 cm³, projetado por Crighton para a Rotron Power, que fabrica uma variedade de motores Wankel para uso em veículos distintos, como aviões, drones e outras aplicações.
Com uma potência máxima de 220 cv às 10.500 rpm este motor, com apenas três partes móveis mede 34 cm de comprimento e 24 de diâmetro, e pesa 24 kg, que sobem para 43 kg quando lhe é acoplada uma transmissão.

O quadro segue o mesmo design da Spondon dos modelos dos anos 1990, e é fabricado em liga, enquanto a carenagem, que replica a das NRV588, é produzido em fibra de carbono, fator que contribui para o peso de apenas 129,5 kg.

As rodas Dymag em fibra de carbono ajudam a manter a massa não suspensa em valores baixos. A suspensão tem duas opções, e pode ser assinada pela Öhlins ou pela Bitubo. Os travões são Brembo monobloco. Sem surpresas, o preço deverá ser de 110.000 euros.


Tags: Crighton

RELACIONADOS

Yamaha aposta em campanhas para os modelos Tracer 9 GT+ e XSR900 GP
Notícias

Yamaha aposta em campanhas para os modelos Tracer 9 GT+ e XSR900 GP

A Yamaha tem em vigor duas campanhas para os seguintes modelos: TRACER 9 GT+ Y-AMT OFERTA PACK TRAVEL Para-brisas...

Por Redação
22 Outubro, 2025
Triumph revela atualizações na gama Bonneville para 2026
Notícias

Triumph revela atualizações na gama Bonneville para 2026

A Triumph Motorcycles apresentou importantes atualizações na sua gama Bonneville 2026, combinando estilo clássico com tecnologia moderna. Os modelos...

Por Redação
21 Outubro, 2025
Campanha da Aprilia SR GT 125 vai até 31 de dezembro
Notícias

Campanha da Aprilia SR GT 125 vai até 31 de dezembro

Até 31 de dezembro, irá decorrer uma Campanha relativa à Aprilia SR GT 125.Esta Campanha consiste no reposicionamento do...

Por Redação
21 Outubro, 2025
MOTOXPERT torna-se importador oficial da FANTIC em Portugal
Notícias

MOTOXPERT torna-se importador oficial da FANTIC em Portugal

A MOTOXPERT, tem o prazer de anunciar que assumiu oficialmente a importação da histórica marca italiana FANTIC Motor em...

Por Redação
21 Outubro, 2025
Próximo Post
Novos carregadores de bateria da Shido já à venda em Portugal

Novos carregadores de bateria da Shido já à venda em Portugal



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt