Exide dá dicas sobre baterias de moto para arranque da nova temporada 2021

A Exide Technologies (www.exidegroup.com) está a publicar um conjunto de dicas para ajudar os profissionais e usuários de motos, a prepararem-se para a próxima temporada de 2021.

Isso inclui dicas sobre como os revendedores se podem prepara para a nova regulamentação da EU sobre embalagens de ácido, como armazenar baterias de forma mais eficaz e como os usuários finais devem carregar e manter a bateria da sua moto para obter os melhores resultados.

Nova regulamentação da UE sobre as embalagens de ácido (Electrólito) No dia 1 de Fevereiro de 2021, entrou em vigor o novo Regulamento da EU 2019/1148 sobre a venda e uso de percursores explosivos.

Isso afecta a venda de baterias de Moto, pois proíbe a venda de packs de electrólito para o cliente final. Os revendedores, não podem vender aos usuários finais os packs de electrólito que acompanham as baterias carregadas secas.

A bateria carregada seca tem que ser formada com electrólito antes de ser entregue ao consumidor. A venda de baterias para outras empresas, como retalhistas e Oficinas, não está sujeita a essas restrições.

Mas todas as empresas devem comunicar essas restrições no ponto de venda para garantir que sejam compreendidas por quem quer que o produto esteja a ser vendido. Isso pode ser feito, por exemplo, colocando avisos nas notas de entrega ou facturas, por meio de etiquetagem e indicações apropriadas na embalagem.

Atualizamos a embalagem das baterias carregadas secas com a mensagem: “Eta é uma bateria seca com packs de ácido sulfúrico. A venda de ácido aos usuários finais é proibida pelo Regulamento da EU 2019/1148. As baterias secas devem ser formadas com ácido antes da entrega aos usuários finais.” A mensagem também é colocada em todas as fichas de dados técnicos, e informações relevantes sobre as baterias em questão, e uma nota está a ser adicionada às Guias de Remessa / Facturas.

Os retalhistas são aconselhados a armazenar as baterias em ambiente fresco (0-25ºC), seco e bem ventilado, livre de faíscas e geada. Devem manter um sistema de manutenção de stock apropriado, como o primeiro a entrar, primeiro a sair, para minimizar o tempo que qualquer bateria permanece em prateleira. Também é importante verificar a voltagem regularmente, especialmente nas baterias AGM Ready e GEL.

Dicas de carregamento
A Exide recomenda que as baterias sejam carregadas se a tensão cair abaixo de 12,45V para baterias de chumbo-ácido (ou 6,2V para baterias de 6V) e, consequentemente, 12,9V para baterias de íon-lítio. Para obter melhores resultados, use o Carregador de baterias Exide 12/2 de íon-lítio, para qualquer bateria de íon-lítio e o carregador de baterias Exide 12/5.5 para todas as outras baterias. Deve evitar chamas ou chispas e garantir uma boa ventilação durante e após o carregamento. Deixe a bateria repousar por pelo menos 12 horas após o carregamento.

Manutenção
A Exide recomenda verificar os cabos, uniões e o resto da bateria quanto a sinais óbvios de danos ou conexões soltas. Recomenda limpar terminais e conectores e aplicar vaselina nos terminais se necessário. Para baterias convencionais, pode ser necessário verificar o nível de electrólito e restabelecer os níveis com água desmineralizada. Verifique sempre se a saída de exaustão está livre de dobras e entupimentos.

Selecione a bateria correta para a sua moto
A Exide tem uma ampla gama de oferta de baterias para Motos & Desportos Motorizados, para servir o Mercado, onde se incluem as Li-Ion, GEL, AGM Ready, AGM e Convencional. Todos os produtos da gama oferecem altos padrões de segurança e desempenho. O motor de busca da Exide (https://www.exidegroup.com/eu/en/brand/exide), torna mais fácil e simples encontrar as melhores opções para a sua moto, seja uma scooter, moto de estrada ou qualquer outro tipo de moto.

 

Artigos relacionados

14.ª edição do Troféu Yamaha já tem calendário definido

Tal como em edições anteriores, serão cinco as provas que compõem o troféu, mas para este ano a Yamaha Motor Portugal preparou algumas novidades.

MOFC Racing Team testou no Estoril

Com o campeonato nacional de velocidade prestes a ligar os seus motores o Miguel Oliveira Fan Club Racing Team esteve ontem no Circuito do Estoril para uma jornada de testes de forma a preparar a abertura da época desportiva em solo nacional.

Revista Motos de março chega hoje às bancas

A edição comemorativa do terceiro aniversário da Revista Motos traz este mês artigos muito especiais.