Esta é a primeira moto elétrica de trial da Yamaha

Uma surpresa, a marca japonesa apresentou a sua primeira moto de trial totalmente elétrica, a Yamaha TY-E.

Esta trialeira foi desenvolvida do zero e o seu desenvolvimento centrou-se em torno da sua propulsão elétrica, pelo que o seu peso é muito baixo, 70 kg.

Na produção da moto, é utilizado um material compósito para o seu chassis monocoque CFRP. Este material em plástico é reforçado com fibra de carbono e é o mesmo que a BMW utiliza nos seus carros elétricos.

Quanto ao propulsor, é um novo motor elétrico refrigerado a ar, uma novidade na Yamaha. Este motor incorpora embraiagem hidráulica para controlar a sua entrega de potência. Não tem caixa de velocidades, ou seja, a transmissão por correia é direta. O motor é alimentado por um pack de baterias de lítio.

O CFRP também marca presença na forquilha dianteira, na barra e em outros elementos. A marca não revelou detalhes técnicos, mas sabe-se que vai competir no mundial de trial, o FIM e-Cup 2018 com Kenichi Kuroyama aos comandos.

Artigos relacionados

Shad tem novo sistema de fixação rápida de bolsas no depósito

O Pin System é um sistema inovador da Shad que fixa a bolsa de depósito à moto de um modo rápido e seguro. Especialmente desenhado para se integrar num mecanismo

Renascida: Honda CRF 1000L Africa Twin DCT

Em pleno apogeu de motos que permitem fazer de tudo, mais e melhor, a Honda aproveitou o facto do segmento maxi trail estar em altas para voltar a dar vida a um modelo mítico.

Luís Oliveira vence pela primeira vez na Africa Eco Race

Luís Oliveira venceu pela primeira vez, esta segunda-feira, na Africa Eco Race, naquela que foi a sexta etapa da prova que ligou Dakhla a Chami, na Mauritânia.