Góis recebe 400 castanheiros para ajudar a recuperar áreas ardidas

Cumprindo promessa feita pela Federação de Motociclismo de Portugal durante a 3.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, começa esta sexta-feira a segunda fase da campanha de sensibilização “Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés” com a doação de 400 castanheiros à Câmara Municipal de Góis. Cerimónia que acontece pelas 14.30 h., no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira – mais conhecido como Largo do Pombal – sendo as árvores entregues de imediato pela edilidade goiense aos muitos munícipes que mostraram vontade em plantá-los nos seus terrenos e quintais.

A entrega dos jovens castanheiros será acompanhada por folhetos que explicam as vantagens de plantar uma árvore autóctone em detrimento de uma espécie não natural da região, como a maior resistência a incêndios, promoção de solos mais férteis, de nascentes com mais água e melhor qualidade de paisagens e de vida a quem a rodeia. Entrega de árvores autóctones ao Município de Góis que marca o arranque da doação de outras tantas plantas a cada um de sete outros concelhos flagelados por incêndios florestais nos últimos anos, de Trás-os-Montes ao Algarve, e atravessados pela última edição do Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, em setembro de 2017.

Durante este passeio de vários dias, a FMP ofereceu simbolicamente – e ajudou à sua plantação – duas jovens árvores a Boticas, Vila Pouca de Aguiar, Belmonte, Covilhã, Góis, Pedrógão Grande, Mação e Silves, ficando a promessa de regressar com mais 400 árvores autóctones de cada região, em finais de Outono, num total de 3200 plantas. Como o final de 2017 foi anormalmente seco, esta segunda fase arrancará em Fevereiro, reunidas que estão as melhores condições de clima e solos.

As espécies escolhidas, com o apoio do biólogo Nuno Gomes Oliveira e parceria com o ICNF, vão desde os carvalhos-negrais, sobreiros e azinheiras, aos medronheiros e pinheiros-mansos, passando pelos choupos-brancos, cerejeiras-bravas, bordos e carvalhos-robles.

Artigos relacionados

Nacional de Velocidade arrancou no Algarve no passado fim de semana

O Campeonato Nacional de Velocidade 2017 arrancou no passado fim de semana, no Autódromo Internacional do Algarve, com a primeira de seis jornadas do calendário.

Mankame EP-1 é moto elétrica com binário de V8

Chama-se Mankame EP-1 e rompe com todos os tópicos gerados ao redor das motos elétricas… os habituais não andam muito e não têm autonomia.

22.º Moto-Rali realiza-se no próximo mês de maio em Alter do Chão

A 27 e 28 de maio, em Alter do Chão, vai realizar-se o 22.º Moto-Rali – 21.º Troféu de Moto-Ralis Turísticos da FMP. Veja o cartaz e fique a par de todo o programa!