Honda revela nova geração da CRF 1100 L Africa Twin

A nova geração da Africa Twin vai chegar ao mercado português até final de 2019, desconhecendo-se, para já, os preços finais.

Este moto mitíca evoluiu e surge agora mais leve e mais potente, repleta de tecnologias de ponta. Ao mesmo tempo, a Honda realizou as mesmas melhorias na Adventure Sports, uma Africa Twin com mais equipamento e ainda mais apelativa. Ainda assim, a marca japonesa diz que os dois modelos estão agora mais diferenciados.

Esta que é a moto aventira mais popular da Honda recebe um novo motor bicilíndrico paralelo de 1100 cm3 com homologação Euro 5 e 102 CV de potência. O binário máximo é de 105 Nm, ou seja, mais 7% de potência. A caixa é uma DCT de dupla embraiagem.

A moto é ainda 5kg mais leve que a geração anterior, melhorando, desta forma, 10% na relação peso/potência. A redução do peso foi realizada em zonas chave, como o motor, o quadro e o braço oscilante.

Mas a Africa Twin traz ainda um ecrã TFT multifunções de 6,5 polegadas, com protocolo Apple Car Play e conetividade Bluetooth, sendo que tudo é controlado pelo toque dos dedos.

Para tornar a condução ainda mais desportiva e prazeirosa, existem quatro modos de condução pré-definidos e mais dois modos personalizáveis pelo utilizador.

Estes modos permitem alterar parâmetros como potência, travagem do motor, sistema de control ode tração, controlo anti-cavalinho e ABS em curva. O sistema HSTC de controlo de tração, juntamente com função de controlo anti-cavalinho e anti-levantamento da roda traseira, agora todos geridos pela unidade IMU de medição de inércia; o controlo da velocidade de cruzeiro é equipamento de série.

Enquanto a Africa Twin tem uma orientação ainda maior para a condução fora-de-estrada, a Adventure Sports está mais preparada para as viagens de longa distância, sendo que agora está disponível com o sistema opcional de suspensões Showa Eera.

Artigos relacionados

Lazer Mambo é a mais recente novidade da Puretech

O Lazer Mambo é um capacete jet dentro do espírito Old School, evocando os dias de liberdade das primeiras motos.

Nelson Rosa mantém boa progressão em Espanha

Nelson Rosa e o Team Motoclube de Loulé Concelho apontaram baterias a Espanha, ao Circuito Motorland Aragon, para disputarem mais uma ronda do Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike, uma semana depois da prova que marcou o regresso ao Circuito do Estoril, do CNV Moto 2019.

Mítica prova TT de Portalegre arranca hoje com vários concorrentes em moto

Este ano de 2019, Portalegre vai receber, nos dias 1, 2 e 3 de março, um grande evento de abertura da temporada conjugando a competição com a apresentação das equipas que disputam o campeonato de todo-o-terreno.