Mundial SBK 2017 AIA: O regresso à ‘montanha russa’

Mundial SBK 2017 AIA: O regresso à ‘montanha russa’

O dia 2 de novembro de 2008 marcou a data da realização da primeira corrida no solo do Autódromo Internacional do Algarve. No mesmo fim de semana em que o novo complexo era inaugurado, as Superbike faziam a sua estreia no circuito e com elas também Jonathan Rea competia pela primeira vez na classe maior do campeonato que regressava a Portugal após uma longa ausência, conseguindo o quarto posto na primeira corrida e o 15.º na derradeira corrida do ano, sendo que ambas foram ganhas pelo australiano Troy Bayliss, que assim colocou o seu nome no topo da lista de vencedores no AIA.

No ano seguinte, 2009, o AIA voltou a ser o cenário da derradeira prova do campeonato a 25 de outubro, com as vitórias a pertencerem então a Ben Spies, que se tornou campeão do mundo nesse mesmo dia, mas a corrida de fecho de ano foi ganha por Michele Fabrizio. No ano seguinte, 2010, foi Max Biaggi quem venceu as duas corridas naquela que foi a segunda prova do ano logo após a tradicional abertura em Phillip Island na Austrália e em 2011 Marco Melandri e Carlos Checa conseguiram as suas primeiras vitórias na prova então realizada no dia 16 de outubro, na terceira e última vez que o campeonato se despediu no circuito algarvio.

Em 2012, Tom Sykes estreou-se a vencer no mesmo dia em que também Eugene Laverty o fez, estávamos a 23 de setembro e no ano seguinte o AIA acolheu a sexta prova do ano com vitórias de Melandri e Laverty no dia 9 de junho. Em 2014 foi Jonathan Rea a estrear-se nas vitórias em Portimão, mas isso só depois de Tom Sykes ter ganho a primeira manga no arranque do Verão desse mesmo ano, estávamos então a 6 de julho. Jonathan Rea tomou-lhe o gosto e no ano seguinte, 2015, venceu ambas as corridas na sua estreia com a Kawasaki. O AIA recebeu nesse ano a sétima prova do ano, com duas corridas totalmente distintas, a primeira marcada pela chuva e a segunda totalmente seca.

Agora, no regresso deste campeonato e suas sub-classes a um dos mais carismáticos circuitos do calendário, a luta pelas primeiras posições promete ser bastante interessante.

NÚMEROS DAS SBK NO AIA

230 – Os pontos já conquistados por Jonathan Rea em Portimão

65 – Recorde de voltas na liderança no AIA nas mãos de Eugene Laverty

17 – Pilotos que já subiram ao pódio no AIA

16 – As corridas de Superbike realizadas no AIA

16 – As corridas que Jonathan Rea já fez em Portimão. É o único totalista.

10 – As presenças de Jonathan Rea nos pódios do mundial SBK em Portimão

9 – Vencedores distintos

8 – Provas do Mundial Superbike

5 – As vitórias dos melhores países (Itália e Inglaterra)

4 – As vitórias dos melhores construtores (Aprilia, Ducati e Kawasaki)

3 – As vitórias de Jonathan Rea, todas consecutivas (2ª Manga 2014 e ambas em 2015)

3 – Os pilotos que venceram ambas as corridas no mesmo fim-de-semana (Bayliss em 2008; Biaggi em 2010 e Rea em 2015)

3 – As ‘poles’ de Tom Sykes no AIA (2012/2013/2014). É o único piloto com mais que uma ‘pole’

1m41.360s – O recorde de qualificação e a melhor volta aos 4.592 metros do circuito feita por Tom Sykes

Artigos relacionados

Harley-Davidson apresenta The No Show

A Harley-Davidson Motor Company apresenta “The No Show”, um espetáculo de motos online que se celebra durante esta semana e que reúne a comunidade global da Harley-Davidson.

Miguel Oliveira diz que asfalto do AIA está excelente

Antes da viagem para Le Mans onde enfrenta a partir de amanhã a oitava prova do campeonato do mundo de MotoGP, Miguel Oliveira esteve no Autódromo Internacional do Algarve junto com uma grande ‘fatia’ de pilotos de MotoGP para um dia de ‘apresentação’ do AIA aos pilotos do campeonato.

Airoh lança novo capacete ST501

A Airosh lança no mercado mais um capacete composto em HPC e que promete segurança e fiabilidade.