Raid TT de Góis consagra primeiros vencedores do Campeonato Nacional TT 2017

Começou este fim de semana o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2017 com pouco mais de 200 km de extensão divididos entre Góis e Arganil. Quase nove dezenas de equipas divididas entre as motos, moto 4 e SSV, uma classe de crescimento este ano.

Marcada por muita chuva, lama e nevoeiro, o Raid TT de Góis consagrou os primeiros vencedores de 2017 do Campeonato Nacional de TT. A jornada beirã até tinha começado de forma bem diferente já que o primeiro dia se realizou sob um tempo magnífico para a prática da modalidade.

Começando pelo prólogo, foi registada a vitória entre as duas rodas para o jovem Sebastian Bühler que conseguiu uma vantagem de quase 20 segundos para o 2.º classificado, o atual campeão António Maio, que tal como Bühler se apresentou aos comandos de uma Yamaha WR 450. Na 3.ª posição ficou Mário Patrão em KTM.

Entre os Quad, a luta pela 1.ª posição foi mais equilibrada, com Filipe Martins a superiorizar-se face ao vice-campeão Arnaldo Martins. Já nos SSV, e a par de muitas novidades e uma grande curiosidade pelas novas máquinas, destaque para um tempo absolutamente canhão obtido por Bruno Martins na estreia dos novos CanAm X3 no CNTT.

Estas máquinas ocuparam as três primeiras posições, com Pedro Santinho Mendes a ser o 2.º mais rápido à frente do estreante – nas 4 rodas – Ruben Faria.

Já o 2.º dia de prova compreendeu uma dupla passagem por dois troços de uma prova que teve um total de duas centenas de km. Os resultados finais confirmaram as principais indicações dadas na véspera, com o jovem Sebastian Bühler a impor-se de forma clara nas duas rodas. O piloto da Yamaha terminou a corrida com três minutos e meio de vantagem para o 2.º classificado.

A 2.ª posição foi obtida por António Maio, tal como Bühler, enquanto que na 3.ª posição ficou Mário Patrão,aos comandos de uma KTM. Com apenas 16 anos,  Martim Ventura ficou na 4.ª posição e venceu a Classe Promoção, com Luís Cunha a ser o mais rápido dos veteranos e a campeã Flávia Rolo a vencer entre as senhoras.

Depois da vitória de Filipe Martins no prólogo, a luta entre os Quad pendeu para o vice-campeão Arnaldo Martins. O duelo entre ambos terminou com 3m37s de vantagem para o piloto de Cabeceiras de Basto. Filipe Martins foi o 2.º classificado à frente do veterano António Moreira.

Nos SSV e depois de um prólogo surpreendente, Bruno Martins foi consolidando a sua vantagem e conquistou uma saborosa vitória que o coloca para já como principal candidato ao título. Nos lugares de pódio terminaram mais dois CanAm X3. A 2.ª posição foi para Pedro Santinho Mendes com Vítor Santos em 3.º lugar, vencendo entre os veteranos.

Na 5.ª posição, a escassos 11 segundos do pódio, ficou o atual campeão nacional João Dias que foi ainda o vencedor do Troféu Polaris. Ricardo Carvalho, que terminou em 6.º lugar, venceu a Taça Yamaha enquanto o estreante Filipe Cameirinha triunfou na Classe Promoção e Dorothee Ferreira entre as senhoras.

Artigos relacionados

Lito Motorcycles mostra segunda geração do modelo Sora

Para celebrar os 10 anos de existência, a Lito Motorcycles, marca canadiana de motos, desenvolveu uma nova geração da sua moto elétrica denominada Sora.

Golden Bat lança novas botas Explorer 4 GTX

As Explorer 4 GTX dão continuidade ao modelo Explorer, um clássico da TCX sobre o qual recai a opção de muitos mototuristas quando escolhem umas botas para os acompanhar nas suas viagem.

Ivo Lopes no comando das SBK

No último fim de semana aconteceu a terceira ronda do Campeonato Nacional de Superbikes, disputada no Autódromo do Estoril.