Rali Dakar: 3 gerações de pilotos lusos à conversa

Rali Dakar: 3 gerações de pilotos lusos à conversa

partilha de histórias

A 45.ª edição do Dakar terminou há menos de uma semana. Entretanto, continuam a existir eventos que lembram o rali mais duro do mundo. Este, organizado pela associação Speedy Forever, promete muito!

Será no próximo dia 10 de fevereiro, em Esposende, concelho de onde era natural o saudoso Paulo Gonçalves, que nos deixou fisicamente há cerca de 3 anos. Vai reunir 3 grandes glórias nacionais que já participaram no Dakar, sendo que são de gerações diferentes: Paulo Marques, Pedro Bianchi Prata e Joaquim Rodrigues Jr.

 

Em que consiste esta tertúlia?

Ainda não temos todas as informações, mas sabemos que terá lugar pelas 21.30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio. Na génese  organizativa deste evento está a Associação Speedy Forever, que nasceu em sua memória, visando perpetuar a sua figura e valores em prol de causas solidárias.

Paulo Marques é um incontornável do Dakar, mas que continua a andar de moto de TT (vi-o no último Lés-a-Lés off-road) e tem muito para contar. Com os seus 60 anos e um palmarés incrível, onde se inclui, por exemplo, o ano de 1997 (Dakar-Agadès-Dakar), em que competiu numa KTM 660 Rally, venceu a 14ª etapa, terminou o rali no 8ª lugar da geral e 1º da Classe Maratona.

Pedro Bianchi Prata é também outra lenda viva do Dakar nas duas rodas. Agora virou-se para as 4, na categoria SSV modificados (categoria T4), em parceria com o brasileiro Bruno Oliveira (South Racing Can-Am). Terminaram em 6.º lugar na geral. Tem agora 48 anos de idade e só o facto de ser 10 vezes finalista no Dakar já o imortaliza.

Joaquim Rodrigues Jr tem um historial de relevo no Dakar, incluindo a 1.ª vitória numa etapa para a Hero, em 2022, mas é muito conhecido também pela sua participação no motocross. Aos 41 anos de idade ainda tem muito para dar, embora este ano, no Dakar, as coisas não tenham corrido tão bem como o esperado: teve, na 4.ª etapa, uma queda com a sua Hero que o impediu de prosseguir.

Ou seja, será certamente um serão especial de memórias, desafios, recordações, com histórias de superação e de fracasso, tal como sucede na vida de todos nós!

 

Continuem connosco!

 

Pedro Pereira

About author

Artigos relacionados

Notícias

Sprint Lady Free: o novo blusão de senhora lançado para o Dia da Mãe

Para comemorar o Dia da Mãe, a Sprint acrescentou dois novos blusões de senhora à sua coleção de equipamentos para motociclistas.

Notícias

Unibat lança inovadora gama Lithium Extra: A carga mais leve para todas as motos

Reforçando a posição de liderança entre os fabricantes de baterias para motos, a Unibat lançou a inovadora gama Lithium Extra, cerca de 75% mais leve e 3 vezes mais durável face às equivalentes baterias convencionais de chumbo e ácido.

Notícias

No regresso do WSBK a Portugal, Miguel Oliveira marca presença em Portimão

Pedro Fragoso, piloto da escola de motociclismo Oliveira Cup vai marcar presença em Portimão durante o fim de semana para assessorar o seu pupilo de 15 anos na categoria 300cc.