Resumo do Gran Premio Animoca Brands de Aragón: 16 a 18 setembro

Resumo do Gran Premio Animoca Brands de Aragón: 16 a 18 setembro

Duas semanas após a visita ao Gran Premio Gryfyn di San Marino e della Riviera di Rimini, em Itália, a caravana fez uma pequena viagem até Espanha. Dizemos pequena porque comparada com muitas outras, que envolvem obrigatoriamente barcos e/ou aviões, como a ida agora até ao Japão, esta é bastante mais curta até chegar ao MotorLand de Aragón, em Alcañiz.

É um circuito bastante recente, a primeira participação no MotoGP ocorreu apenas em 2010, mas já sabemos como é a paixão dos nossos vizinhos pelas motos, além de que têm pilotos em todas as categorias e muitos outros circuitos. É caso para dizer que a competição se respira por todos os poros em Espanha!

Nota ainda para o facto de, no domingo, haver coincidência com a Peregrinação da Bênção dos Capacetes, em Fátima, tal como já noticiámos e que foi uma celebração muito especial e emotiva, como lhe vamos contar em breve, com mais detalhes.

Como correu mais este fim de semana?

Logo para começar, a meteorologia indicava que não deveria chover, mas iria assistir-se a um aumento da humidade no fim de semana, em especial para domingo e o tempo não estaria muito quente, o que implica estratégias específicas, por exemplo na escolha dos pneus.

Na sempre entusiasmante categoria Moto 3 o espanhol Guevara (Gaviota GASGAS Aspar Team) é agora, depois desta vitória, mais líder do campeonato com 229 pontos, seguido pelo seu conterrâneo e colega de equipa Garcia que aqui teve um desempenho menos bom e tem agora 196 pontos. O terceiro lugar da categoria é do italiano Foggia (Leopard Racing – Honda) com 171 pontos e que também não esteve bem este fim de semana.

Na categoria Moto 2 o espanhol Fernandez da Red Bull KTM Ajo (Kalex) lidera agora com 214 pontos, mas é uma vantagem magra face ao segundo classificado: o japonês Ogura da IDEMITSU Honda Team Asia que soma 207 pontos. O terceiro lugar é do espanhol Canet (Flexbox HP40 – Kalex) com 177 pontos, mas ainda faltam 5 provas e muita coisa pode e vai acontecer até ao final do campeonato!

Finalmente, na categoria rainha, a expetativa era enorme e há 3 nomes que se destacam no pelotão e é bem provável que o vencedor da temporada possa ser um deles: Bagnaia, Quartaro ou Aleix Espargaró!

No final este domingo a sorte acabou por não sorrir ao rapidíssimo Bagnaia que teve de se contentar com um excelente segundo lugar! Quem lhe interrompeu a série de quatro vitórias sucessivas foi Bastianini, sendo que os dois acabaram por travar uma luta titânica e acabaram separados por 0.042 segundos! Em terceiro ficou Aleix Espargaró, mostrando que a Aprilia está efetivamente muito forte.

Para o campeonato as contas estão em aberto, mas Quartaro está a ter uma segunda metade de temporada para esquecer! O francês ainda é primeiro com 211 pontos, mas “Pecco” agora já tem 201 pontos, seguido de Aleix com 194 pontos! Ou seja, o diferencial entre os 3 não chega a 20 pontos!

Quanto ao nosso Miguel Oliveira, apesar de todo o talento e entrega, não tem conseguido estar ao seu melhor nível e o colega de equipa Binder (terminou em 7.º) está mais consistente e regular. O Falcão, mais uma vez, acabou a corrida com o 11.º lugar final, que é também o lugar que ocupa na tabela geral, mas tem o 12.º classificado, Marini, a apenas 4 pontos.

Nota também para o muito ansiado regresso de Marc Marquez. Infelizmente ainda não foi este fim de semana que o campeoníssimo da Repsol Honda conseguiu chegar ao fim da corrida, começando logo por uma colisão com Quartaro.

Assim, até daqui a uma semana para o Motul Grand Prix of Japan, no circuito de Motegi, coincidindo com a oitava prova das SBK, no Catalunya Round. A nível nacional, o destaque vai nomeadamente para a Setúbal Custom Weekend.

 

Texto: Pedro Pereira

Fotos: Motogp.com

About author

Artigos relacionados

Notícias

Nova BMW S1000RR equipa pneus Bridgestone

A Bridgestone anunciou que o seu pneu Battlax Hypersport S21 foi selecionado e aprovado pela BMW Motorrad como equipamento original do novo modelo, S1000RR.

Notícias

Recorde de peso no arranque do 19.º Portugal de Lés-a-Lés

A primeira edição com quatro dias de duração conta com recorde de inscritos, máximo de nações representadas, maior número de quilómetros realizados e… uma aventura de peso para começar.

Notícias

Aprilia Racing Experience chega a Portugal no dia 26 de maio

A Aprilia Portugal vai levar a cabo um evento, denominado de Aprilia Racing Experience. O mesmo terá lugar no dia 26 de Maio, no Autódromo Internacional do Algarve, que estará reservado durante esse dia em exclusivo para a Aprilia Portugal.