Sigla M da BMW chega ao mundo das duas rodas numa 1000 RR

A M RR é o primeiro modelo M da BMW Motorrad. A competição profissional está no seu ADN. A M RR e a M RR com Pacote M Competition, oferecem pura tecnologia de competição para corresponder às exigências das mais elevadas prestações no desporto e para os perfecionistas viciados em adrenalina na estrada.

A M1000RR é uma moto desenhada para dominar na pista e na estrada. O foco do seu desenvolvimento passou por conseguir encontrar forma do motor quatro cilindros em linha dar mais um pouco de potência.

Ao mesmo tempo, a BMW Motorrad e a divisão M procuraram tornar a eficiência aerodinâmica da M-RR ainda melhor, o que não apenas levou à utilização de asas aerodinâmicas, como também a instalação de componentes de ciclística de nível superior quando comparados com os respetivos componentes usados na “normal” S1000RR.

O motor é de quatro cilindros em linha e 999 cc, e mantém a tecnologia BMW ShiftCam que permite alterar a abertura e tempo de abertura das válvulas. Mas muitas outras coisas foram modificadas para que este motor seja ainda mais agressivo.

Os pistões Mahle forjados são agora de dois segmentos, as câmaras de combustão foram redesenhadas, a compressão aumentou para os 13.5, as bielas Pankl são fabricadas em titânio e são mais longas e leves, as condutas de admissão contam com nova geometria e são totalmente maquinadas, para além da utilização de árvores de cames otimizadas.

Tudo isto resulta num motor mais forte do que o da S1000RR. Em particular entre as 6.000 rpm e as 15.100 rpm, a gama de rotações que a BMW Motorrad acredita ser a mais importante numa utilização em pista.

A potência é de 212 cv às 14.500 rpm. Já o binário máximo é de 113 Nm às 11.000 rpm.

As peças da divisão M vão estar disponíveis através de um catálogo de acessórios mas é possível comprar, de fábrica, um pacote M. O pacote M inclui:

– Pintura Motorsport
– Jantes em fibra de carbono
– Bateria mais leve
– Kit Chassis M com regulação de altura traseira
– Assento desportivo
– Pro Mode: permite manipular o controlo de tração, curva do acelerador, travão motor e dispõe de três perfis customizáveis para track days.

Artigos relacionados

Contacto – Aprilia Tuono V4 1100 Factory – Elixir da juventude

Depois temos oportunidade de conduzir / pilotar a nova Aprilia Tuono V4 1100 Factory, lembramo-nos porque somos apaixonados por motos desde a adolescência. Uma moto de puro prazer de condução que nos faz pensar que… afinal não estamos assim tão velhos!

Ducati 1299 Superleggera: moto de estrada de série no pódio das Superbikes

Poucos dias depois da entrega das primeiras Ducati 1299 Superleggera, esta nova moto de estrada de série fez um resultado fantástico numa prova de Superbike nas Pan Delta Series, na China.

Velocidade Objetivo 2020: Iniciação a 1 de maio no Estoril

A Federação de Motociclismo de Portugal, em parceria com Motor Clube do Estoril e a Neumáticos Motoval, vai realizar na próxima segunda-feira a segunda ação em 2017 do projeto Velocidade Objetivo 2020.