VII Peregrinação Bênção dos Capacetes em Fátima, dia 18, com o beneplácito de S. Pedro

VII Peregrinação Bênção dos Capacetes em Fátima, dia 18, com o beneplácito de S. Pedro

É já neste domingo que muitos/as milhares de motards, do país inteiro e não só, vão rumar a Fátima, mais precisamente à Cova de Iria, para a VII edição da peregrinação da bênção dos capacetes. Tudo aponta para que S. Pedro vai dar uma ajuda: depois de vários dias mais ou menos chuvosos prevê-se um tempo excelente no fim de semana para ir “peregrinar” de moto!

Obviamente que a esmagadora maioria daquelas/es que usam as suas motos não temem a chuva, mas o facto é que o tempo pluvioso aumenta os riscos e não podemos ignorar que muitas motos não têm nenhum sistema de segurança que ajude a mitigar o risco nestas circunstâncias mais adversas.

Por outro lado, muitos dos veículos que se costumam deslocar a Fátima são de respeitável idade, parte significativa deles de baixa cilindrada e as respetivas mecânicas e demais periféricos combinam muito mal com a chuva, já para não considerar a crónica falha de muitos de nós em não usar equipamento adequado ao andar de moto…

 

Como vai ser esta sétima edição da Bênção dos Capacetes?

Depois de dois anos atípicos, em boa medida por causa da situação pandémica, 2022 está a revelar-se como um ótimo ano para os eventos motards e os sucessos seguem-se uns aos outros! Veja-se o Lés-a-Lés on-road, a concentração de Góis ou o Traveler’s Event, só para dar alguns exemplos.

Se a última edição bênção dos capacetes em Fátima, no já distante ano de 2019, foi um sucesso, com muitos milhares de participantes, é legítimo supor que este ano o resultado poderá ser similar, até porque o evento começa a ganhar fama além-fronteiras e Fátima é um local mesmo especial, quase mágico, independentemente das convicções de cada um!

Com o lema “Somos moldados e guiados pelo que amamos” e tendo duas madrinhas de renome: a Cantora e Motard Rita Guerra e a Jovem Esperança do Motociclismo Luso Carlota Carochinho é quase certo que o Santuário se vai compor de muitos milhares de motociclistas e os seus respetivos capacetes, sendo que a cerimónia religiosa está prevista desenrolar-se a partir das 11:00.

A mesma vai ser presidida por Dom Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança e vai ter também um objetivo solidário: uma campanha de recolha de fundos através da venda de merchandising do evento, que poderá ser adquirido através do site www.thingstooffer.com , ou nesse dia em Fátima, em vários locais. Mais informação no site do evento.

Estão disponíveis o bordado (patch), t-shirts para homem e mulher, polos, crachás, porta-chaves, bonés, autocolantes, canecas… Relembramos que, no local, a procura costuma ser enorme e as filas na mesma proporção! Depois não digam que não foram avisados!

Ficam também a saber que, caso adquiram uma lembrança da VII Peregrinação da Bênção dos Capacetes, 25% do valor reverte para ajudar na reabilitação do piloto de Motocross Marco Silva, que continua a recuperar de um grave acidente, ocorrido durante os treinos.

De que está à espera!? Marque na sua agenda, combine com os amigos e vá! Seja sozinho ou acompanhado! Não importa se é ateu, (a)gnóstico, católico ou professa qualquer outro crédito religioso! Torne-se também um/a motard peregrino/a e, já agora, respeite as regras do evento, cumpra o Código da Estrada e viaje em segurança!

Texto: Pedro Pereira

Fotos: organização

About author

Artigos relacionados

Notícias

Miguel Oliveira diz que asfalto do AIA está excelente

Antes da viagem para Le Mans onde enfrenta a partir de amanhã a oitava prova do campeonato do mundo de MotoGP, Miguel Oliveira esteve no Autódromo Internacional do Algarve junto com uma grande ‘fatia’ de pilotos de MotoGP para um dia de ‘apresentação’ do AIA aos pilotos do campeonato.

Notícias

Kiko Maria está de regresso à competição

Kiko Maria, a mais recente esperança do moticiclismo nacional, deu um dos mais simbólicos passos na sua carreira, ao confirmar o regresso à competição, em pleno Autódromo do Estoril, após 15 meses de paragem.

Notícias

Yamaha renova YZF-R3 a pensar no mundial de SSP300

Na Yamaha está-se a unir esforços para tentar ganhar o título de SSP300 pois acabou de lançar uma renovada YZF-R3 pensada para circuito.